quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Newsgames: O futuro da Informação


Newsgames é um conceito que surgiu, mais ou menos, em 2003 e refere-se a jogos feitos com base em notícias ou um acontecimento em curso. Desde o ElPais até o The New York Times já fizeram alguns experimentos com o formato. Aliás, o ElPais foi responsável por publicar um dos primeiros newsgames – o Play Madrid, sobre os ataques terroristas em Madri, na Espanha, em 2004. Poucos dias após a tragédia, o game já estava no ar.
Editorial em formato de jogo

Depois veio o The New York Times, com o Food Import Folly, sobre a falta de fiscalização na importação de alimentos nos EUA. Na verdade, é um editorial do jornal transformado em jogo.

Somente para citar mais um exemplo – em 2007, a CNN saiu com o Presidential Pong, no qual você joga tênis com os pré-candidatos à presidência dos EUA. Cada um tem as suas habilidades desenvolvidas de acordo com o andamento da campanha eleitoral no mundo offline.
Imagem do Newsgame da CNN - Presidential Pong


Newsgames ainda é um formato novo. Repleto de perguntas e novos desafios. Um dos principais é trabalhar com cronogramas. Como o jogo é baseado em um acontecimento em curso ou que acabou de terminar, o seu desenvolvimento precisa ser rápido.

É necessário um entrosamento quase perfeito entre equipe editorial e de tecnologia, dobradinha no jornalismo online tão importante quanto cinegrafista e repórter em telejornalismo.

Outra característica é que, em sua maioria, os jogos não tentam ser objetivos. Buscam mostrar uma linha editorial de um veículo, semelhante ao Food Import Folly e ao Play Madrid.
Os jogos são usados como um complemento da notícia

O site da revista Veja lançou em 2008 um newsgame sobre as eleições nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
O público foi convidado a responder a um quiz com diversas perguntas sobre saúde, segurança, finanças, educação, no município. No final, com base em suas respostas e nas dos candidatos, o jogo informa quais deles candidatos mais se identificam com a sua visão sobre a cidade.
Newsgame no site da revista Veja


O Portal G1 recentemente lançou um newsgame para ganhar a atenção do público chamado ÁudioPops onde tem que descobrir quem está discursando.

Outra característica do newsgame é isso. Misturar esse lado educacional com diversão, algo que o jornalismo estava perdendo.

E aí já usou utilizou algum newsgame para complementar sua informação? Nos conte qual nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário